Muitos brasileiros entendem essa realidade: de um lado, planos de saúde que cobram mensalidades que não cabem no bolso, e do outro, um Sistema Único de Saúde que, muitas vezes, não funciona como deveria. Na contramão da falta de recursos financeiros e da burocracia do sistema público estão boas alternativas para quem não tem plano de saúde.

Ciente destes fatos é que listei, neste artigo, soluções interessantes para você que quer de cuidar da sua saúde e da sua família, mas não tem condições de arcar com planos mensais e, ao mesmo tempo, não abre mão de ter à disposição serviços de qualidade e com bons preços. Acompanhe as dicas!

1. Sistema Único de Saúde (SUS)

Escolhi começar pelo Sistema Único de Saúde por ser a alternativa mais econômica para a população. Eu falo econômica, pois mesmo com as consultas e exames sendo gratuitos, muitas vezes, há os custos com a medicação também. Mas como sabemos, o SUS tem suas muitas precariedades e burocracias.

Quando você está passando por problemas sérios de saúde e precisa desse sistema, a situação fica bastante complicada, pois depende de longas filas de espera e muita demora. Mas como iniciei este texto falando da ineficiência do SUS, destaco também que, em certos casos, ele tem seus pontos positivos!

O Sistema Único de Saúde se faz uma opção viável para aquelas pessoas que querem apenas fazer um controle anual ou check up da saúde e não têm urgência em realizar algum tratamento específico ou determinado tipo de exame. Quando não se tem pressa — e com saúde sabemos que isso não está no nosso controle — o SUS pode ser, sim, uma solução.

2. Clínicas populares

Agora, vou para as alternativas para quem não tem plano de saúde, mas que são pagas. Porém, os valores são bem menores do que os dos planos. As clínicas populares disponibilizam serviços a preços mais acessíveis. É possível encontrar consultas a partir de R$ 70,00, por exemplo, dependendo da especialidade.

Estas clínicas têm como público-alvo, geralmente, pessoas que saíram do trabalho formal e perderam o plano pago pela empresa ou que não conseguem mais arcar com o alto valor dos planos que pagavam. Mas lembre-se: a disponibilização dos serviços não é como no sistema pago mensalmente.

Aqui, entra a relação custo x benefício: você paga um valor mais baixo para ter à disposição determinado serviço que não exige muita complexidade. Se precisar recorrer a tratamentos muito específicos, pode ser que esse tipo de atendimento não disponibilize boas alternativas, certo?

3. Cartões de desconto de saúde

Esta modalidade funciona assim: o cliente faz o pagamento de um valor baixo (que pode ser mensal ou anual) a uma empresa que trabalha com este tipo de serviço, recebe um cartão e com ele tem descontos para marcar consultas, exames ou outros procedimentos médicos. A desvantagem é que os descontos podem ser muito baixos e a cobertura bastante limitada.

4. Cartões de saúde pré-pagos

Lembrou de planos para celular? Pois é, basicamente, assim mesmo que funciona. Estes cartões são bem parecidos com o exemplo anterior, mas a diferença é que neles você tem que fazer uma carrega de um valor já determinado pela empresa. É uma espécie de variação da modalidade do cartão de desconto de saúde.

Nesta modalidade, a vantagem é que o cliente já terá na conta um valor estabelecido para realizar os procedimentos que o plano permitir. A desvantagem é de que se precisar realizar um exame mais caro, terá que completar a diferença, ou seja, vai ter que recarregar o cartão para ter o valor necessário.

Em ambos os tipos de cartão são concedidos os descontos, mas os atendimentos costumam oferecer somente o básico, estando abaixo da quantidade de serviços disponibilizados pelos planos de saúde mais completos.

5. Comigo Saúde

Você já deve ter ouvido falar em economia colaborativa, certo? Este conceito, resumidamente, tem como seu principal objetivo a ideia de cortar gastos e, ao mesmo tempo, ajudar o próximo, seja poupando tempo, seja simplificando processos burocráticos. É basicamente uma forma em que diversos cidadãos se ajudam, sem depender exclusivamente do poder público ou de grandes empresas.

E isso envolve todos os setores, da economia até a saúde e o bem-estar das pessoas. Vemos, diariamente e cada vez mais, soluções para economizar com o transporte e, até mesmo, a facilidade que é pedir comida ou um remédio nos dias de hoje, cada dia mais acessível a todos.

Este conceito tem tudo a ver com o que estou falando aqui: alternativas para quem não tem planos de saúde. Pois é cada vez mais frequente vermos soluções inteligentes, inventadas por pessoas comuns, com o objetivo de facilitar a vida delas e da população.

A saúde é um ótimo exemplo que merece esforços para contribuir com o bem-estar de todos. Por isso, foi criada a plataforma da Comigo, que nasceu para simplificar a vida das pessoas quando o assunto é escolher as melhores alternativas para cuidar da saúde. E ainda, com foco em informar o local ideal para você fazer seu exame médico em São Paulo.

Funciona assim: você se cadastra no site, escolhe o exame ou o tipo de consulta que precisa fazer e informa o melhor dia e horário. O sistema busca as opções disponíveis mais perto de você e informa quais são os locais, valores e formas de pagamento. Você escolhe o ideal e agenda seu procedimento sem ter que ligar ou aguardar retorno de um atendente.

Ah, e tem algumas facilidades a mais! A primeira delas é que se você não puder digitar o nome do exame no momento, é só tirar uma foto do pedido e enviar para o sistema que ele mesmo faz a leitura do exame que você precisa. A outra é que o próprio sistema vai lembrá-la no dia do procedimento ou da consulta para você não perder seu agendamento. Bem simples, não?

Viu como há várias boas alternativas para quem não tem plano de saúde conseguir realizar tudo o que precisa sem ficar preso às mensalidades caras e burocracias como as carências que existem em muitos planos? Você escolhe o que precisa para aquele momento, paga um valor justo e resolve de forma acessível e prática. Além de facilitar o acesso aos serviços de saúde, ajuda na sua organização financeira.

Ficou interessado em conhecer mais sobre serviço da Comigo? Por que não entra em contato para tirar suas dúvidas agora mesmo?