Com tantas responsabilidades no dia a dia e falta de tempo para dar conta de tudo, é normal que o cuidado com a saúde acabe ficando para depois. O problema é que deixar para depois dá espaço para alguns sintomas chegarem quietinhos, sem ninguém perceber — e, após certa idade, é bom redobrar a atenção.

Para evitar surpresas e manter a jovialidade e a disposição por mais tempo, o check-up médico é a melhor forma de preservar a saúde em dia. Foi pensando nisso que eu preparei este artigo, no qual vou explicar por que você precisa fazer um agora mesmo. Venha comigo!

O que é check-up médico?

É um conjunto de consultas e exames feitos para avaliar se o organismo está em ordem e se existem chances de doenças futuras. Mesmo que você não sinta nada, é bom marcar uma consulta, já que existem problemas que não mostram sintomas no início e nem causam dores. Por isso, é bom ficar alerta!

Para crianças e adultos, é indicado fazê-lo uma vez ao ano; já para os idosos, é melhor que seja feito a cada seis meses, porque a idade deixa a pessoa mais vulnerável a algumas enfermidades. Normalmente, o médico faz uma avaliação clínica, pede exames de laboratório e de imagem e realiza testes nos olhos e no coração. Dessa forma, dá para ter uma ideia geral de como a pessoa cuida e preocupa-se com a saúde.

Por que é importante fazer consultas e exames de rotina?

Independentemente da idade, fazer exames de check-up periódicos oferece várias vantagens, por exemplo:

  • prevenção de doenças ou diagnóstico em fases iniciais;
  • avaliação de dores momentâneas ou crônicas;
  • acompanhamento da evolução de algum tratamento;
  • identificação de doenças genéticas.

Além disso, a avaliação periódica ajuda a solucionar problemas que podem se transformar em doenças mais graves, como pressão alta, sobrepeso, nódulos, manchas na pele e glicose elevada.

Quais os principais exames de check-up?

Mesmo que o médico faça uma avaliação inicial no consultório, é difícil ter certeza de que está tudo bem com o seu corpo. Nessas horas, o profissional vai solicitar alguns exames para avaliá-lo da cabeça aos pés. Conheça quais são os mais pedidos a seguir.

Hemograma

É incrível como uma pequena gota de sangue diz muito sobre a sua saúde! Muitas alterações são facilmente detectáveis no hemograma e servem como um sinal para observações mais profundas. Aqui, várias doenças são descobertas por conta de determinados sinais, como glicose alta, colesterol elevado, anticorpos fracos, baixa contagem de plaquetas e até vírus e bactérias infecciosas.

Exame de urina

Para uma visão bem completa da sua saúde, é normal que o médico também peça a análise da urina. Muitas doenças infecciosas também aparecem aqui, além de o exame sinalizar problemas nos rins, diabetes e anemia. Ninguém merece fazer as necessidades em um potinho, mas é preciso de vez em quando, só para garantir que está tudo em conformidade.

Aferição da pressão

Uma pessoa que é hipertensa tem mais riscos de sofrer infarto, derrame, arritmia e até doenças renais. Por isso, é indispensável fazer um acompanhamento da pressão arterial, principalmente se você está na turma dos que fumam, bebem, estão com sobrepeso ou não praticam atividades físicas. A pressão fora do normal (140/90 ou 14 por 9) é indicativo de outras doenças.

Teste ergométrico

É aquele exame no qual você anda em uma esteira, enquanto o cardiologista avalia o seu coração. Esse procedimento serve para saber como está o seu condicionamento físico e como o seu coração reage quando você faz esforço. Ele também ajuda a detectar as chances de você ter um infarto, se é portador de arritmia e se tem alguma dor suspeita. Melhor começar a subir escadas, hein!

Ecocardiograma

Esse exame é uma espécie de ultrassom feito no coração. Ele avalia a anatomia, o funcionamento e o fluxo sanguíneo no coração. Existem vários tipos:

  • transtorácico: é o mais comum, feito diretamente sobre a caixa torácica;
  • sob estresse: é feito após um exercício físico ou ao tomar um medicamento que acelera o coração;
  • com doppler: é feito para verificar como é o fluxo sanguíneo e detectar falhas, como sopro;
  • transesofágico: caso o transtorácico não seja suficiente, o eco é feito por dentro do esôfago, com uma sonda passando pela garganta.

Exame de vista

Por fim, uma avaliação dos olhos faz parte de um check-up médico bem completo. Aqui, o médico verifica a pressão, o foco, o alinhamento e as possíveis falhas na visão. É comum que o paciente diabético, por exemplo, sofra com problemas para enxergar, o que pode até causar cegueira. Fique de olho!

Existem exames específicos para homens e mulheres?

Até agora, todos os exames que eu mencionei servem para qualquer pessoa. Entretanto, como algumas doenças são específicas para homens ou mulheres, alguns exames também são especialmente pensados para cada sexo.

No caso das mulheres, o câncer de mama tem sido cada vez mais comum; por isso, na bateria de exames, é preciso incluir a mamografia. Outro problema que acontece somente nas mulheres é o câncer no colo do útero. Para detectar, existe o tal do Papanicolau, no qual é coletado um material do útero e analisado em laboratório. Mas não se preocupe, porque não dói!

Já para os homens, uma doença específica é o câncer de próstata. No caso deles, é recomendado o exame de toque retal uma vez por ano, para checar se está tudo em ordem e detectar a doença o quanto antes. Inclusive, descobrir precocemente é o que define se o tratamento será efetivo, então, nada de perder tempo.

O que fazer além do check-up?

A gente sabe que falta tempo para a academia, a caminhada e até para passear com o cachorro. Da mesma forma, você chega à sua casa morrendo de cansaço e não tem ânimo para preparar nem a marmita do dia seguinte. O resultado disso é a aquisição de hábitos ruins, como fumar para relaxar e comer alimentos industrializados.

Não existe remédio que resolva a falta de tempo, mas você pode usar a criatividade para contornar esse problema. Quaisquer exercícios feitos em casa, por mais simples que sejam, já são suficientes para acelerar o seu metabolismo e fazer o corpo trabalhar melhor. Além disso, não é tão difícil assim comer bem; depois de começar a perder peso e melhorar a disposição, você vai curtir tanto que nem vai sentir falta de alimentos calóricos.

Ademais, é indispensável encontrar uma clínica confiável. Ela deve contar com médicos capacitados, horários que se encaixam na sua rotina e preços acessíveis. Para agilizar, eu já preparei uma rede de profissionais qualificados, para você fazer seus exames tranquilamente, nos melhores dias, horários e locais para você. Afinal de contas, cuidar da saúde é um direito de todo mundo, não acha?

Ainda que a vida seja corrida, é preciso separar um tempinho para cuidar da própria saúde. Afinal, é impossível dar conta de todos os afazeres e ainda ter energia para aproveitar se não tiver disposição e jovialidade. Por isso, fazer um check-up médico anualmente é essencial; você não precisa esperar os sintomas aparecerem. O melhor é se antecipar e fazer uma bateria de exames de check-up, para ficar com a mente tranquila de que está tudo em dia.

Agora que você sabe da importância de ficar em dia com a saúde, está na hora de colocar a mão na massa. Venha conversar comigo, que vou explicar a você o passo a passo para marcar seus exames de check-up sem dificuldade, do jeito que quiser e com um preço que cabe no seu bolso. Assim, fica fácil cuidar da saúde!