Exames de imagem são utilizados para facilitar os diagnósticos e ajudar na prevenção de diversas doenças. Existem milhares de tipos diferentes desses exames e a cintilografia é um deles. Você pode estar se perguntando o porquê ela se diferencia de uma tomografia ou um ultrassom, já que também se trata de um exame de imagem. A principal diferença é que a cintilografia faz parte do campo da Medicina Nuclear, especialidade que realiza esse exame.

PARA QUE SERVE E COMO É REALIZADO?
O exame pode ter várias indicações para detecção de problemas, variando conforme o foco. É frequentemente indicado em casos de câncer que correm risco de reincidência e para avaliação da saúde do paciente com o tumor. O procedimento tem diferentes funções e permite também a análise da necessidade fazer uma obstrução nas veias do coração, por exemplo.
Para realização do processo, ocorre o uso de radiofármaco, elemento capaz de emitir radiação que é reconhecida pelo organismo como semelhante a alguma substância processada por algum órgão ou tecido, permitindo focar em determinado órgão. Essa substância possui menos radioatividade que um raio-x comum. Após aplicação o paciente é conduzido a um equipamento conhecido como gama-câmara, onde são realizadas as imagens diagnósticas.
Com os resultados em mãos é possível fazer um diagnóstico preciso sobre os casos e indicar o tratamento correto.

 

FACILITAMOS O PROCEDIMENTO
Por se tratar de um exame específico com a utilização de aparelhos complexos, muitas vezes sua realização pelo SUS pode levar mais tempo do que você pode esperar. Precisa realizar com urgência esse procedimento? A Comigo tem a maior rede de laboratórios em São Paulo com os menores preços para seu exame e caso não esteja preparado financeiramente, possibilitamos o parcelamento em até 12x no cartão.
Mantenha-se em dia com sua saúde!

Agende seu exame.