Para quem trabalha muito e vive uma rotina apertada, tempo para ir ao médico é quase um “artigo de luxo”. Quando surge aquela dorzinha chata, que insiste em aparecer nas horas mais inconvenientes, a gente fica sem saber o que fazer.

O primeiro passo para resolver situações assim é procurar um clínico geral. Apesar de existirem pessoas que acreditam que um médico “sem especialidade” é perda de tempo, a verdade é que poucos profissionais são tão certeiros nas avaliações. Quer entender melhor sobre a importância do clínico geral para a sua saúde? Então, venha que vou explicar!

O que um clínico geral faz?

Esse médico é quem recepciona os pacientes e faz o primeiro atendimento nos serviços de saúde. Sabe quando você está com uma dor de cabeça irritante e não consegue se livrar dela com nenhum medicamento? É ele que vai ouvir você e descobrir qual é o problema.

Com base nos sintomas que você relatar, ele vai fazer uma avaliação geral do seu organismo, pedir alguns exames e receitar remédios. Caso ele perceba que pode ser algo mais sério, aí sim, encaminhará para um especialista. Já pensou se todos os pacientes com dores de cabeça fossem encaminhados para o neurologista, só para tratar um resfriado? Seria tenso!

Por isso que, ao contrário do que muita gente pensa, um clínico geral não é um médico sem especialidade. Na verdade, ele precisa saber um pouco de todas as áreas da medicina, para detectar as causas do sintoma e eliminar a sua dor o quanto antes. Portanto, na hora de procurar um serviço de saúde, pode confiar no clínico geral, porque ele é muito bem capacitado, combinado?

É preciso ir a um clínico com frequência?

Ao consultar o mesmo médico regularmente, ele passa a conhecer todos os detalhes do funcionamento do seu corpo: quais são as predisposições a doenças, as alergias, a influência da família, as condições sociais e até o perfil psicológico. O ideal é que tudo fique registrado no seu prontuário, para que ele consiga acompanhar o seu histórico e descobrir exatamente do que você precisa para viver tranquilamente.

Qual a importância do clínico geral para tratamentos com especialistas?

Você já viu que o clínico é quem vai acolhê-lo nas horas mais difíceis, para, depois, orientá-lo quanto à busca de um especialista. Entretanto, a importância dele vai muito além desse direcionamento, sabia? Eu explico o porquê.

Prevenir doenças

A verdade é que você não precisa procurar atendimento somente quando se sentir mal. Melhor do que eliminar sintomas é evitar que eles apareçam — esse é o segredo para uma vida saudável e feliz, fica a dica. E o clínico geral é o profissional perfeito para isso!

Como ele já acompanha o seu caso, não há ninguém melhor para detectar quaisquer alterações nos seus exames de rotina e fazer o diagnóstico precoce do problema. Por isso que ele desempenha um papel-chave para o sucesso de qualquer tratamento. Além disso, por conhecer inúmeras doenças diferentes, ele é quem vai indicar hábitos mais saudáveis para manter a saúde, a jovialidade e a disposição. Não tem erro!

Entender a conduta do especialista

Às vezes, um médico especializado em alguma área pode receitar um remédio no qual você não sente muita confiança, ou indicar algum procedimento que você tenha dúvidas acerca da necessidade. Nesses casos, a melhor pessoa para orientá-lo e explicar os motivos é aquele que está sempre ao seu lado: o clínico geral!

Ele é quem fez a primeira avaliação e acompanha o tratamento mais de perto. Por isso, tem uma visão mais ampla do seu organismo e sabe exatamente os efeitos que qualquer indicação do especialista terá sobre o seu corpo. E ainda tem gente achando que clínico geral não sabe nada!

Direcionar o tratamento

Ao consultar o clínico periodicamente, ele acaba por saber todos os detalhes da sua saúde. Portanto, antes de tomar decisões, é comum que o especialista em alguma área converse com o seu clínico geral para saber qual o próximo passo no tratamento e qual a viabilidade de realizar algum procedimento mais específico; ou simplesmente para buscar mais informações sobre o seu quadro, do ponto de vista médico. Bacana, não é?

Tratar doenças relacionadas

Você já ouviu falar em comorbidade? Basicamente, essa palavra quer dizer que as causas de uma doença estão associadas a outra. Por exemplo: quando uma pessoa é obesa, podem surgir outras doenças comórbidas, como a diabetes ou a insuficiência cardíaca.

Nesses casos, quem vai dar suporte ao tratamento especializado da doença primária é o clínico geral. Nesse exemplo da obesidade, ele poderia solicitar exames para o acompanhamento nutricional, encaminhar ao serviço de cardiologia e até orientar quanto à prática de atividades físicas adequadas. Tudo para facilitar na cura da doença de base.

Evitar a automedicação

Na hora em que aparecem os incômodos, todo mundo tem um conhecido que “sabe” exatamente o que você tem e ainda oferece o remédio perfeito para resolver o problema. Ou então, basta uma pesquisa rápida na internet e você já tem o diagnóstico, a medicação indicada e, no pior dos casos, até o tempo restante de vida. Sai fora!

O clínico geral é o médico mais adequado para avaliar qualquer tipo de sintoma que apareça: desde um simples espirro até um carocinho estranho. Tomar remédio por conta própria é a maior furada: você não sabe se aquilo realmente atua sobre a causa do problema, quais são os efeitos colaterais e até corre risco de se intoxicar. Não se arrisque com soluções milagrosas!

Como encontrar um clínico de confiança?

Com tanto médico picareta por aí, não é legal correr riscos. Fazer acompanhamento com o clínico significa colocar a vida na mão dele! Pensando nisso, a Comigo Saúde preparou um cantinho muito legal para você agendar sua consulta com facilidade.

Você consegue achar um clínico geral a preço acessível, pertinho de você, no dia e horário que puder e com a garantia de que será um profissional com credibilidade. Cuidar da saúde não é mais um privilégio para poucos. A missão da Comigo é aproximar você de uma vida mais saudável e feliz!

Eu entendo que, com a rotina corrida, falte tempo para ir ao médico. É justamente para isto que profissionais como o clínico geral existem: para facilitar a sua vida e mostrar que cuidar da saúde não dá trabalho. Por isso que as consultas frequentes com ele são essenciais, tanto para prevenir doenças quanto para ter sucesso no tratamento especializado. Valorize o seu bem-estar e vá ao médico!

E então, você já tinha parado para pensar na importância do clínico geral? Pois agora que você já sabe, está na hora de cuidar mais da sua saúde. Vamos agendar uma consulta? Então, venha trocar uma ideia comigo!