O dermatologista é o profissional que cuida do maior órgão do corpo humano: a pele. Ele é o especialista responsável por identificar e prevenir problemas, assim como por trazer soluções para homens e mulheres. A consulta com dermatologista, portanto, é essencial no cuidado com o seu bem-estar.

É ao visitar o consultório desse especialista que você receberá todas as orientações necessárias para cuidar melhor da pele. Como resultado, poderá aproveitar diversas vantagens e impactos agradáveis em seu cotidiano.

Na sequência, apresento quais são os pontos positivos de uma consulta com dermatologista e por que ela é tão importante. Confira!

Orientação de cuidados com a pele

Por ser especialista sobre o assunto, é natural que o médico ofereça todas as orientações e protocolos para proteger a saúde da pele. Ele é o grande responsável por ajudar a tornar a área “externa” do corpo mais bem cuidada.

Para quem sofre com a acne, por exemplo, o dermatologista indica produtos e tratamentos, como o uso de ácidos para deixar a cútis saudável. Já quem quiser diminuir ou evitar as rugas, recebe as orientações necessárias para manter a firmeza da pele.

O médico indica, ainda, as condições adequadas para a proteção solar e como proceder diante de certas doenças. Quem tem rosácea, hanseníase ou psoríase, por exemplo, tem que seguir as recomendações específicas.

Redução de incômodos na pele

Mais que oferecer o cuidado com esse elemento, a consulta com dermatologista é fundamental para aplacar ou eliminar alguns problemas de pele. Além das medidas rotineiras, portanto, o especialista ajuda a resolver dificuldades pontuais.

Pense, por exemplo, em quem acaba de ter o primeiro filho. Por causa das mudanças hormonais, é normal que surjam manchas e até o melasma. Para evitar impactos irreversíveis, procurar um especialista é a melhor saída.

Ele também é ajuda em casos que incluem coceiras, alergias, cicatrizes e até machucados ou falta de sensibilidade. A orientação é crucial para que você não tenha que conviver com os diversos incômodos que acontecem.

Cuidados com unhas, cabelos e mucosas

Engana-se quem pensa que uma consulta com dermatologista serve para falar apenas de pele. Se você ainda não sabia, quero dizer que também há a chance de cuidar melhor das unhas, dos cabelos e até de certas mucosas, como os lábios.

As mulheres na menopausa, por exemplo, sofrem com unhas quebradiças e cabelos sem brilho. Já uma grande quantidade de homens tem que lidar com o problema da calvície. Nessas situações, o dermatologista é o profissional certo para dar as orientações adequadas.

Recomendo que marque uma consulta para verificar, por exemplo, se existe alguma doença ou falta de vitamina que justifique o quadro. O especialista dará as dicas necessárias para que você se cuide melhor e, assim, consiga dar a atenção certa para o seu corpo.

Prevenção de doenças

Muita gente não dá a devida importância, mas uma consulta com dermatologista é essencial para prevenir diversas doenças. Digo isso porque o câncer de pele corresponde a 33% de todos os diagnósticos do Brasil. Ou seja, 1 em cada 3 pessoas afetadas pela doença tem essa condição.

Ao mesmo tempo, trata-se de um problema que pode ser evitado. O cuidado com a exposição ao sol, por exemplo, previne que as células sejam atacadas e amplia a proteção do corpo.

Os exames de rotina também ajudam a fazer um diagnóstico precoce e, desse modo, a definir a melhor forma de tratamento. Quanto mais cedo aquela pinta ou mancha for identificada do modo certo, maiores são as chances de sucesso.

Realização de intervenção cirúrgica

Dependendo das necessidades de cada paciente e do quadro, o dermatologista está plenamente capacitado para realizar intervenções cirúrgicas. Tirar uma pinta ou remover um cisto são ações que podem ser executadas pelo profissional e que, normalmente, têm baixa complexidade.

Ele também pode atuar em casos mais graves. A retirada de um tumor, por exemplo, é feita pelo especialista, que ainda traz os cuidados posteriores. Isso é igualmente válido para elementos que ficam sob a epiderme, como lipomas.

Do ponto de vista estético, o profissional pode executar tratamentos como o lifting, várias limpezas e peeling. Isso ajuda a deixar a pele bonita, lisinha e pronta para receber vários elogios.

Aumenta o conforto no cotidiano

Poucas coisas são tão incômodas quanto sofrer com um problema desagradável de pele, né? É o caso de quem transpira além do normal ou de quem sofre com a inconveniente caspa. Acima de tudo, esses problemas se tornam questões sociais para os pacientes e podem até atrapalhar o cotidiano.

Com a consulta com dermatologista, posso afirmar que é possível vencer esses obstáculos. O especialista está preparado para todos os casos, então não é preciso ter vergonha. Após o diagnóstico inicial, ele recomenda os tratamentos para cada indivíduo.

Isso garante uma sensação melhor dentro da sua rotina, já que os problemas são eliminados de uma vez por todas. No final, você deixa de encarar qualquer tipo de constrangimento.

Garantia de bem-estar e autoestima

Tanto por saúde quanto por estética, a consulta com dermatologista é indispensável. Digo isso porque, além de garantir que os problemas sejam combatidos, esse ato é determinante para ter mais bem-estar e conforto.

Ao não ter que lidar com situações constrangedoras ou com incômodos na pele, nas unhas ou nos cabelos, você consegue curtir melhor o seu cotidiano. É um jeito de eliminar dores de cabeça e até neuras sobre a aparência.

Além de tudo, cuidar da pele com o especialista permite que tenha um visual mais bonito. É possível evitar rugas, impedir a flacidez e deixar as manchas longe do seu rosto. Também é um jeito de prevenir ou combater estrias e celulites, que geram muitas reclamações entre as mulheres, principalmente. No final, isso é algo que ajuda a aumentar a autoestima e a autoconfiança, o que gera ótimos resultados em todos os aspectos da vida.

Fazer a consulta com dermatologista de forma regular é essencial para o seu bem-estar e até para o conforto no cotidiano. Graças ao especialista, fica fácil evitar doenças, corrigir problemas e conseguir uma pele mais bonita e com aparência cuidada.

Se quiser ficar ainda melhor com a sua imagem e com a sua integridade física, marque uma consulta por meio do Comigo Saúde!