A saúde da mulher requer muito carinho e atenção. Não é qualquer médico que está apto a cuidar do bem-estar feminino, principalmente porque, desde a primeira menstruação, o corpo dela já dá sinais de tudo o que ele é capaz.

Por isso, não dá para dispensar aquelas visitas ao médico, mesmo com a vida tão corrida e a rotina atarefada. Se você não tem esse costume, não se preocupe: sempre há tempo para começar. Quer entender direitinho sobre a importância da consulta com o ginecologista? Então chega mais!

Tratamentos contra efeitos da TPM

Aguentar a tensão pré-menstrual (TPM) não é lá uma tarefa muito fácil, não é? Cólicas, inchaço, dores de cabeça e mudanças de humor são coisas que tiram o sono de toda mulher, principalmente antes “daqueles” dias. Em média, de 40 a 75% das mulheres têm esses sintomas. Sim querida, você não está sozinha!

Isso acontece porque os níveis hormonais variam muito, daí todo o corpo sofre umas reações que não acontecem no dia a dia. Não é só porque é uma coisa natural que você precisa sofrer com isso todo santo mês, viu?

Mesmo que uma colher (ou dez!) de brigadeiro faça verdadeiros milagres, ir a um ginecologista é a melhor recomendação. Ele é o especialista para indicar os melhores tratamentos para cada mulher com o objetivo de diminuir esses incômodos.

Em alguns casos, as dores se juntam com outras condições, tipo a endometriose. De novo: o ginecologista é o profissional perfeito para apontar os caminhos da paz de espírito. Nada de receita fácil de internet, combinado?

Orientações sobre métodos contraceptivos

Outra vantagem da consulta com o ginecologista é que ele vai mostrar direitinho o melhor jeito de prevenir uma gravidez. É por isso que, antes de começar a vida sexual, é melhor já marcar uma consulta e tirar todas as dúvidas para não aprender do jeito mais tenso.

Além da camisinha, existem outros meios que também evitam gravidez. A pílula anticoncepcional, por exemplo, ajuda até a regular alguns níveis hormonais — sim, ajuda a controlar a chata da TPM. Porém, o corpo de cada pessoa é diferente, então não vá na ideia de outras pessoas, tá bem?

Ainda existem mais métodos, como o DIU, os contraceptivos injetáveis e os anéis especiais. Inclusive, tem gente que prefere misturar dois deles, só para garantir! Com uma conversa franca e embasada, você e o especialista podem chegar à melhor decisão.

Prevenção de doenças

Vamos falar a verdade: prevenir uma gravidez indesejada é importante, mas não dá para deixar a saúde de lado, concorda? Pois é: outra função de uma consulta com ginecologista é prevenir e diagnosticar doenças de maneira precoce.

Em relação às doenças sexualmente transmissíveis (DST), o médico vai contar tudo sobre a necessidade do preservativo, incluindo a função dele como um verdadeiro escudo contra o ataque de várias infecções.

Para ajudar você, o profissional vai passar uma bateria de exames — por exemplo, o papanicolau. Apesar do nome esquisito, esse procedimento serve para verificar se está tudo direitinho com o colo do útero, além de evitar lesões e prevenir o câncer.

Orientações sobre a saúde íntima

Sabe quando aparece aquele corrimento? Ou então quando você não está muito por dentro dos cuidados com a região íntima? Com quem você conversa sobre esses assuntos? Uma coisa a gente garante: o ginecologista é a pessoa certa para sanar as suas dúvidas.

Você não precisa esperar acontecer alguma coisa fora do normal para ir ao médico. Por exemplo, se aparecer algum incômodo na hora das suas relações sexuais, o médico é o seu aliado. Pode confiar, ele vai ajudar você em tudo que precisar!

Principalmente porque, com ele, a orientação acontece de forma personalizada. Você sabe que o organismo de cada mulher é diferente, então ele vai mostrar exatamente o melhor cuidado para cada caso.

Verificação hormonal

Uma consulta com ginecologista, como disse, inclui a realização de alguns exames, certo? Além dos preventivos, é comum realizar hemogramas — o tal do “exame de sangue”. Com o pedido certinho, o médico consegue saber quais são os níveis hormonais do seu corpo.

Se a tireoide apresentar algum problema ou se os níveis de estrogênio não estiverem bons, rapidinho ele consegue saber e, por isso, vai dar uma mãozinha para corrigir. Isso garante, principalmente, uma proteção extra ao seu bem-estar e ao funcionamento dos seus sistemas. E se você quiser engravidar, a recomendação é dobrada!

Cuidar dos hormônios serve, inclusive, para melhorar a sua saúde psicológica. Com os hormônios sob controle, problemas como mudanças de humor e dificuldade para dormir se tornam menos frequentes. Ou seja: garante à mulher um mês tranquilo e zen.

Atenção à menopausa

Por falar em hormônios, não fique menosprezando a menopausa, achando que é coisa simples, ok? É nessa fase que a vida fértil da mulher se encerra, o que significa uma redução nos hormônios sexuais — ou seja, tudo fica uma bagunça!

Entre várias queixas, muitas mulheres reclamam de sofrerem ondas de calor repentinas, ressecamento da pele, insônia, estresse e uma desordem psicológica. Para encarar tudo de cabeça erguida, nada melhor do que ter o apoio de um ginecologista.

Ele pode dizer quais são os meios para diminuir os problemas e manter tudo certinho, em ordem. Dependendo do caso, ele pode até indicar um tratamento hormonal. Encarar essa fase fica bem mais tranquilo com o suporte do médico.

Garantia de uma vida feliz

Olha, eu sei que não é fácil ser feliz em meio a um trabalho complicado, cuidar de filho, dar atenção para o marido, se virar para pagar as contas todo mês e por aí vai. Mas, uma coisa não dá para negar: alcançar a felicidade requer muita disposição e muita garra!

Recorrer a um ginecologista é um passo no caminho certo. Para não ter que se preocupar com incômodos que resolvem aparecer do nada, o melhor é se prevenir. Pode se abrir com ele: o apoio e as orientações que ele der vão ajudar muito a controlar os ânimos e conseguir viver bem tranquilamente. Qualidade de vida é a palavra-chave!

Curtiu nossas dicas? Então aproveita que você está mais bem-informada e marque uma consulta por meio da Comigo. É garantia de sucesso!