Quando falo em consultar com um nutricionista, qual é a primeira coisa que vem à sua mente? Se algo relacionado a “emagrecer” tiver surgido, é natural. No entanto, as consultas não devem acontecer somente diante do desejo de perder alguns quilos.

A alimentação é uma das ações mais importantes para o ser humano e, por isso, tem que ser feita corretamente. Dependendo das suas necessidades ou interesses, o que vai ao prato deve ser diferente. Fato é que somente o especialista consegue identificar o melhor tipo de alimento é para cada pessoa.

A seguir, apresento 7 motivos para você se convencer dos benefícios de consultar com um nutricionista. Confira!

1. Reeducação alimentar

Sabe aquela ideia de fazer dietas malucas, altamente restritivas e que prometem muitos quilos a menos? Além de serem perigosas, elas são pouco efetivas. Uma vez que a proibição acaba, há o risco de recuperar o que eliminou — e até mais. Além de tudo, não dá para viver para sempre com restrições.

A única saída é criar hábitos melhores, viáveis e que são mantidos sem sofrimento. Isso é possível, justamente, por meio da reeducação alimentar. Ao aprender a fazer trocas inteligentes e conhecer os ingredientes, você passa a ter uma relação otimizada com a comida.

O papel do nutricionista é conduzir o paciente rumo a essa mudança de vida. Especialista no processo de nutrição humana, ele define as necessidades de nutrientes para cada pessoa e ainda auxilia a montar cardápios e sugestões de pratos. Além de isso ajudar a eliminar alguns quilos extras, é uma forma de ter uma alimentação saudável.

2. Manutenção do peso adequado

Uma alimentação inadequada leva a riscos de sobrepeso e até de obesidade. O aumento de gordura corporal se reflete na silhueta e se torna incômodo para muita gente. No entanto, a consulta com um nutricionista de forma regular ajuda a resolver essa questão.

O acompanhamento do profissional permite, como visto, estabelecer um plano alimentar adequado. Além da reeducação, o nutricionista considera os objetivos, como perder peso.

Depois que o patamar desejado é atingido, a atuação permanece relevante. Afinal, com a abordagem profissional, você tem a chance de se manter no peso ideal. Isso evita o chamado “efeito sanfona” e dá origem a uma vida muito mais feliz.

3. Aumento da disposição física

Muita gente acha que o nutricionista cuida só da alimentação dos pacientes. No entanto, o profissional também é capaz de prescrever recomendações específicas para treinos e atividades físicas treinos e recomendações específicas.

Para quem deseja sair do sedentarismo, é uma ótima forma de aumentar o condicionamento físico. Para quem pretende ter uma atuação reforçada na musculação, as indicações profissionais melhoram a resistência e a performance.

Além disso, a eliminação dos quilos extras e, principalmente, a mudança no estilo de vida são determinantes. Graças a esses fatores, é possível ter mais disposição para aproveitar o dia a dia e colocar novas atividades em prática.

4. Prevenção de doenças

Cuidar do organismo é essencial para você estar sempre bem-disposto e capaz de realizar as suas obrigações. Sem a atenção necessária à alimentação e a todo o processo de nutrição, entretanto, aumentam os riscos de doenças surgirem.

Muitos quadros podem ser evitáveis, como a obesidade, a diabetes tipo 2, e mesmo a hipertensão. Com o reforço do sistema imunológico, é mais difícil ficar doente. Por isso, digo que a consulta com um nutricionista também tem o papel de proteger o seu bem-estar e qualidade de vida.

Pense em alguém que tem hábitos ruins e entra em um quadro de pré-diabetes. Com a ajuda do especialista, é possível evitar a consolidação da doença. Graças à atenção personalizada, previnem-se outros problemas, como câncer, gastrite, úlceras, dificuldades intestinais e assim por diante.

5. Controle de condições corporais

Quando certos quadros já estão instalados, muitas vezes eles podem ser contornados com o suporte de um nutricionista. É o caso da obesidade infantil. Por meio da orientação correta, a criança pode ficar no peso certo e desenvolver hábitos positivos.

Outro exemplo tem a ver com os níveis de colesterol e de triglicerídeos. Ter um volume maior de gordura ruim no sangue aumenta o risco cardiovascular, então é preciso se cuidar. A consulta com o especialista permite “dissolver” toda essa gordura extra, de modo a melhorar a circulação.

O mesmo vale para quem tem pressão alta, diabetes, intestino sensível, alergias alimentares e assim por diante. O especialista, então, ajuda a garantir um cotidiano com muito mais qualidade.

6. Nutrição adequada em casos especiais

Dependendo do organismo, a nutrição precisa seguir algumas recomendações especiais. Como visto, certas condições de saúde demandam uma atenção direcionada por parte do nutricionista.

Porém, também quero falar sobre as diferentes fases da vida. As crianças, por exemplo, precisam de certas vitaminas para o seu desenvolvimento. Já os adolescentes, por causa da influência dos hormônios, têm outras necessidades.

No período adulto, certos hábitos levam a dietas que precisam ser desenhadas de forma específica. As grávidas ou as mulheres que pretendem engravidar têm que cuidar da nutrição do corpo. Isso leva a uma gravidez segura e sem dificuldades.

Na menopausa, é preciso diminuir os calores, ao mesmo tempo em que os ossos devem ser reforçados. Já na terceira idade, os idosos exigem outros nutrientes para que tenham mais autonomia. Então, um dos benefícios de contar com o profissional é, justamente, ter todos esses pontos considerados e garantir uma nutrição adequada nas diferentes fases da vida.

7. Melhoria da qualidade de vida

Além do mais, posso dizer que a consulta com um nutricionista de maneira regular tem impactos em todo o cotidiano. Quem conta com o apoio do profissional coloca o corpo na direção certa e aproveita ao máximo a própria realidade.

Quem come bem e se exercita, normalmente, tem disposição, consegue controlar o humor e se mostra interessado pelos desafios. Também é um meio de viver mais e de forma menos preocupada, já que você sabe que está protegido. Então, marcar a visita é um ato de amor consigo e com a sua família!

A consulta com um nutricionista é essencial para otimizar todos os aspectos da realidade do paciente. Ao recorrer a esse especialista, posso garantir que você se sentirá melhor e terá novos motivos para aproveitar a vida.

Se você se convenceu dos benefícios de consultar com um nutricionista, aproveite e agende um horário na Comigo!