Nada melhor do que dias de sol e céu azul para curtir a praia, dar um mergulho na piscina, ir ao parque ou fazer atividades ao ar livre junto com a família e os amigos. Mas, para garantir que todos esses momentos sejam felizes e divertidos, é preciso adotar alguns cuidados com a saúde no verão.

Quer saber como aproveitar ao máximo a estação mais quente do ano? É só continuar acompanhando este post para ver 6 dicas simples e essenciais que separei para você!

1. Proteja-se do sol

Apesar de ser a principal fonte de vitamina D — substância responsável por facilitar a absorção de cálcio no organismo —, a exposição ao sol pode ser nociva à saúde quando feita de forma excessiva e inadequada, já que os raios ultravioleta aumentam os riscos de câncer de pele, envelhecimento precoce, queimaduras e lesões nos olhos.

Por isso, o recomendado é aplicar filtro solar com fator de proteção alto sobre toda a pele se a exposição ao sol for ultrapassar 20 minutos, principalmente no período das 10h às 16h. O uso de chapéu e óculos escuros também é muito bem-vindo para proteger as áreas sensíveis do corpo.

2. Beba muita água

A ingestão de água não só ajuda a regular a temperatura corporal e a repor líquidos perdidos por meio do suor como também auxilia no funcionamento dos rins, na lubrificação das articulações e dos músculos e na atividade dos sistemas respiratório, digestório e nervoso.

De modo geral, uma pessoa deve beber, em média, 2 litros de água diariamente. Para ingerir essa quantidade, a dica é carregar uma garrafa de água para matar a sede ao longo do dia. Também é importante prestar atenção a alguns sinais de desidratação, como urina escura, pele muito seca, cãibras musculares, fadiga e tontura.

3. Coma alimentos leves

No verão, costumamos sentir mais vontade de comer alimentos leves, frescos e ricos em água, como frutas, legumes e verduras. Esse desejo é natural, pois nosso corpo necessita de menos calorias para manter a temperatura do corpo constante nos dias quentes.

Além disso, uma dieta leve e equilibrada facilita a digestão e a reposição de sais minerais. Por isso, é essencial que seja composta por diferentes grupos alimentares, incluindo proteínas e carboidratos, mas em menor quantidade. 

4. Fique em locais arejados

Assim como a ingestão de água e de alimentos leves, ficar em locais arejados contribui para o bem-estar em dias de altas temperaturas. A permanência em espaços abafados por muito tempo pode causar pressão baixa, caracterizada por sintomas como sonolência, tontura, desmaio, fraqueza, visão embaçada e náusea. Outras maneiras de diminuir os riscos de ter esse problema é evitar banhos quentes ou saunas e utilizar roupas leves e claras.

5. Evite o consumo de bebidas alcoólicas

Muitas pessoas optam por consumir cervejas geladas ou caipirinhas para se refrescar nos dias quentes. Porém, esse tipo de bebida acelera o processo natural de desidratação do corpo, o que pode gerar mal-estar e outros problemas, como enjoo, dor de cabeça e indisposição. O ideal é que o consumo de álcool seja evitado ou moderado.

6. Redobre a atenção com a higiene pessoal

As doenças de pele são bastante comuns no verão, principalmente a micose. Isso acontece devido ao acúmulo de suor nas axilas, na virilha, no couro cabeludo e entre os dedos dos pés e das mãos, além do contato com fungos presentes na areia da praia, na piscina e em vestiários.

Por isso, ande sempre de chinelo em locais úmidos e quentes; deite sobre cangas ou toalhas; tome banho depois de entrar na água do mar ou da piscina; evite permanecer com roupas ou biquínis molhados por muito tempo e seque cuidadosamente as regiões de dobras do corpo.

Seguindo todas essas dicas, você garante os principais cuidados com a saúde no verão para desfrutar as altas temperaturas sem preocupações! Aproveite que está por aqui e curta a página da Comigo no Facebook!