A gente não precisa de muito para ser feliz, não é mesmo? Em vez de se preocupar com o que você tem ou onde está, o mais importante é dar atenção para seu corpo! Até porque é ele que permite que você vá a todos os lugares, certo? Então, é preciso acertar nos cuidados com a saúde.

Eu sei que muita gente acha que mudanças de verdade são aqueles de abalam totalmente a sua rotina. Porém, algumas atitudes aparentemente simples já garantem um cotidiano bem diferente, mais feliz e completo.

Duvida? Continue a leitura e saiba quais são minhas 8 dicas de cuidados com a saúde para aumentar a qualidade de vida!

1. Alimente-se bem

A alimentação é um dos hábitos mais importantes para todas as pessoas. É por meio de tal ação que seu corpo recebe todos os nutrientes, sais minerais e vitaminas de que precisa para funcionar. Ao cuidar dessa parte, sua qualidade de vida será muito maior.

Em uma rotina tão corrida, como fazer para cuidar melhor desse aspecto? A seguir, vou mostrar como se alimentar bem e acertar em cheio nesse ponto tão importante. Confira!

Mude sua mentalidade sobre os alimentos

Antes de partir para a escolha dos ingredientes, é fundamental entender que a forma como você enxerga a comida determina quão saudável ela será. Então, é preciso criar uma relação positiva com os alimentos se quiser ser mais feliz.

Em primeiro lugar, uma dica importantíssima: fuja do conceito de “dieta”. A ideia não é se privar de comer o que você gosta ou, muito menos, ficar sem se alimentar, jejuando para sempre. A minha proposta é exatamente oposta: cuidar do seu prato, sem neuras ou medos.

Perca o medo da comida e entenda que não há nada de errado em sentir prazer em fazer uma boa refeição. O truque aqui é ter os itens certos no prato para garantir o tão desejado equilíbrio. Lembrando, equilíbrio é a chave para tudo!

Comece a preparar sua comida

Fala sério: com tantas opções nos supermercados, é grande a tentação de encher o carrinho com produtos industrializados, não é? Hoje, é possível encontrar praticamente qualquer refeição congelada ou alimentos processados em latinhas ou caixas. Mas essa praticidade tem um preço — muito caro, por sinal.

Se a intenção é comer melhor e ter ainda mais prazer, que tal tentar preparar sua própria comida? Sei que isso parece difícil — especialmente diante do cotidiano —, mas é possível, acredite!

Aos domingos, você pode cozinhar todas as refeições da semana e, assim, ficar sem preocupações nos próximos dias. A tarefa, inclusive, pode se transformar em um ótimo momento em família, o que garante ainda mais satisfação.

Faça trocas inteligentes

Cuidar da alimentação não significa viver de comer coisas que não gosta ou que não têm graça. É possível apostar em pratos saborosos, cheios de cores e temperos. Para isso, basta fazer trocas inteligentes.

Ao comer uma pizza, vale experimentar a massa de couve-flor. O chocolate meio amargo mata a vontade de doce e ainda faz bem para o corpo, enquanto o mel ajuda a substituir o açúcar em algumas preparações. Com essas trocas, você não abre mão de receitas, explora novos paladares e garante maior qualidade de vida.

2. Pratique exercícios de maneira regular

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o ideal é praticar 150 minutos de atividade física moderada-intensa por semana. Pode parecer muito, né? Mas isso corresponde a apenas meia hora a cada dia da semana.

Sair do sedentarismo, portanto, é mais fácil do que parece. Para colocar o corpo em movimento, veja quais são as minhas orientações!

Encontre uma atividade da qual você gosta

Assim como acontece com a alimentação, para mudar seus hábitos é importante pensar no seu prazer e na sua felicidade. Praticar exercícios não precisa ser uma tortura e nem uma obrigação. Em vez disso, pode se tratar de algo que lhe dá prazer em realizar.

Se quiser aplacar o calor, a natação é uma ótima pedida. Para aproveitar aquele parque bonito da cidade, caminhada, corrida ou ciclismo são boas alternativas. Você ainda pode praticar lutas, fazer dança, zumba ou até musculação. O importante, é claro, é que tenha a ver com seus interesses.

Aproveite as possibilidades da rotina

Nem sempre é preciso estar em um lugar ou em um horário específico para praticar atividades físicas. Uma das minhas dicas é que muitos cuidados com a saúde podem ser praticados a qualquer momento — e não seria diferente com os exercícios físicos.

Aproveite sua rotina e coloque seu corpo para se mexer! Em vez de subir uma rampa ou pegar o elevador, use as escadas. Na hora de ir para o trabalho, desça um ponto antes ou deixe um carro um pouco mais longe e vá andando. Leve o cachorro para passear ou vá ao supermercado a pé. Tudo isso ajuda a manter seu organismo em atividade, sem que seja necessário fazer grandes planos.

Treine em casa

Não posso negar: tem dia que bate aquela preguiça sem fim de se exercitar. No inverno ou com a chuva, então, é difícil calçar os tênis e sair de casa. Não precisa sentir culpa, pois isso acontece com quase todo mundo.

Mas e se eu dissesse que é possível driblar esse desânimo? Para ter sucesso na tarefa, basta pensar em treinar em casa. Há vários aplicativos e vídeos que ensinam exercícios com itens de casa ou apenas com o corpo. Assim, não deixe de cuidar da saúde mesmo quando a preguiça aparecer.

3. Mantenha-se hidratado

A necessidade de consumo de água varia de pessoa para pessoa. Dependendo do peso, do metabolismo e dos hábitos de vida, você precisa beber uma quantidade variável de líquido. O que não muda é o fato de esse ser um componente essencial, já que o corpo é formado por quase 70% de água.

Ao longo do dia, portanto, é fundamental cuidar para que seu organismo receba os níveis certos. Além dos sistemas funcionarem melhor e de ser possível eliminar as impurezas, a pele também fica mais bonita. Descubra o que fazer!

Tenha lembretes no seu celular

Entre tantas obrigações no cotidiano, alguns cuidados com a saúde podem passar despercebidos. Afinal, é comum sentir que, ao final do dia, você não se hidratou do jeito que deveria.

Então, o ideal é criar lembretes em horários específicos e com uma quantidade moderada de cada vez. Quando seu celular tocar o alarme, saberá que é hora de buscar um copo ou uma garrafinha d’água.

Aposte nos sucos e nos chás

Embora cuidar da hidratação tenha a ver com beber água, ela não se limita a isso. Na verdade, tudo o que você ingere ao longo do dia tem esse componente — especialmente, os líquidos. Então, é possível alternar entre as bebidas.

Minha recomendação é investir nos sucos e nos chás. Os sucos naturais ou feitos com a polpa da fruta trazem sabores diferentes e ainda carregam alguns nutrientes. Os chás, por sua vez, contêm certas propriedades que propiciam acelerar o metabolismo ou garantir relaxamento.

Divida a ingestão ao longo do dia

Não é porque é preciso ingerir de 1,5 a 3 litros de água por dia que você deve fazer tudo de uma vez. Seu corpo tem uma capacidade limitada de absorção, então minha sugestão é dividir a necessidade diária ao longo do dia.

Beba sempre que tiver sede, antes e depois de praticar exercícios físicos e em momentos alternados. Assim, seus sistemas terão a quantidade de água necessária para manter um bom funcionamento.

4. Durma de maneira adequada

O sono é um componente fundamental para ser mais feliz e ter qualidade de vida. Uma boa noite de sono não apenas recarrega suas energias, como também faz com que seu corpo funcione da maneira adequada.

De acordo com a Universidade de Surrey, que estudou 433 mil pessoas, dormir cedo está associado a uma vida longa. Então, chegou a hora de você cuidar dos hábitos noturnos para ter um cotidiano melhor. Venha ver!

Crie uma rotina

Uma das minhas dicas para dormir melhor é criar uma rotina de sono. O corpo se acostuma a tudo o que fazemos — e é assim que os hábitos são criados. Ao dormir e acordar sempre na mesma hora, dá para “programar” o relógio biológico e ter noites tranquilas.

Se não der para mudar tudo de uma vez, vá aos poucos. Comece dormindo 15 minutos mais cedo e acordando um pouco antes. Após alguns dias, você conseguirá pregar os olhos e acordar nos horários ideais.

Prepare o ambiente

A higiene do sono corresponde aos cuidados para que a noite seja positiva. Como o ambiente influencia bastante, minha orientação é preparar muito bem o quarto.

Tenha um bom colchão e travesseiros confortáveis, pois isso ajuda até mesmo a obter uma boa postura. Também é importante cuidar para que a temperatura fique amena e o local tenha menos iluminação e barulho. Desse jeito, fica mais fácil pegar no sono e manter o descanso até de manhã.

Relaxe antes de deitar

O sono, na verdade, não começa quando você se deita. É preciso preparar o ambiente desde cedo, para que o corpo se acostume e entenda que é hora de dormir. Convém evitar comidas pesadas ou bebidas estimulantes, como o café. Também é importante não praticar atividades físicas algumas horas antes do sono.

Para criar o clima certo, diminua a iluminação dos ambientes conforme chega a hora de dormir. Evite, ainda, ficar diante de telas de celular ou da televisão. A iluminação “engana” o cérebro, então o melhor é focar em um livro ou em uma boa conversa antes de pegar no sono.

5. Evite hábitos nocivos

Mesmo sem perceber, muita gente deixa os cuidados com a saúde de lado e tem hábitos que não são bons para o organismo. Percebê-los e preveni-los é importante para ser mais feliz e ter qualidade de vida.

Para começar a mudar para melhor, o ideal é conhecer quais são essas ações, certo? A seguir, veja como evitar os principais hábitos que não fazem bem para seu organismo.

Tenha cuidado com o tabagismo e o consumo de álcool

Para potencializar os efeitos dos cuidados com a alimentação e com as atividades físicas, é interessante eliminar alguns hábitos e vícios da sua vida. O tabagismo, por exemplo, não vai ajudar a conquistar condicionamento físico. Então, que tal deixar o cigarro de lado e trocá-lo por uma atividade prazerosa?

O mesmo vale para o consumo de álcool. Beber demais prejudica seus esforços de hidratação e de cuidado com a alimentação. Isso não significa que você não pode confraternizar com um drinque, de vez em quando. O importante é eliminar os excessos e abrir espaço para outras atitudes de bem-estar!

Cuide da sua postura

Como se senta no trabalho ou no sofá de casa? Provavelmente, sua postura não é das melhores. Apesar de parecer mais confortável, também pode ser a causa de um incômodo aqui e outro ali nas costas. A boa notícia é que dá para lidar com a questão!

O truque é começar a treinar a postura, sempre que possível. Ao se sentar, mantenha a coluna ereta e faça com que o joelho forme 90 graus. Assim, você garante o alinhamento perfeito. Na hora de dormir, prefira deitar de lado, com um travesseiro entre os joelhos. Isso fará sua coluna ficar como nova e pronta para se movimentar.

Dê atenção à sua pele

A pele é o maior órgão do corpo humano e nem sempre recebe a atenção que deveria. É graças a ela que você sente o beijo de alguém querido ou o pelo de um bichinho de estimação ao fazer um carinho. Ela também está ligada à beleza e à sensação de juventude, então o ideal é cuidar dela.

Sempre passe protetor solar antes de sair de casa, mesmo se o dia estiver nublado. Evite a exposição direta ao sol e fique de olho em manchas, espinhas e alergias. No restante do corpo, use produtos para repor a hidratação, como após o banho. Assim, posso afirmar que sua pele ficará sempre bonita.

6. Controle o estresse e ansiedade

A mente também deve fazer parte de seus cuidados com a saúde. Afinal, o aspecto psicológico é tão importante quanto o físico, se você quiser a sensação de felicidade plena.

Para conseguir os efeitos certos, é essencial ficar atento ao estresse e à ansiedade. Eles são transtornos que afetam muita gente, mas que podem ser manejados. Com as indicações certas, fica fácil ter uma vida completa. A seguir, veja algumas recomendações!

Tenha um hobby

A vida não deve ser composta apenas por obrigações. É preciso que seu cotidiano inclua mais que os deveres do trabalho ou de casa. Então, para controlar o estresse e a ansiedade, nada melhor do que ter um hobby.

Essa deve ser uma atividade que gosta de colocar em prática, sem muita obrigação. Fotografia, música, jardinagem, gastronomia, automobilismo, esportes ou artesanato são apenas algumas opções. Ao focar nessas atividades, você se sentirá mais feliz e até poderá explorar novas habilidades.

Invista na meditação

A meditação é uma prática cheia de benefícios já reconhecidos pela ciência. Ela, inclusive, modifica o cérebro e aumenta a massa cinzenta, de acordo com a Universidade Duke. Como envolve respiração e mentalização, também ajuda a aplacar efeitos psicológicos do estresse e da ansiedade.

Minha indicação é começar a praticar aos poucos, do jeito que conseguir. Há apps gratuitos que oferecem meditação guiada e que tornam o processo melhor. Com o tempo, você se acostumará e poderá aproveitar resultados otimizados.

Não tenha medo de procurar auxílio

Não existe nenhuma fraqueza em precisar de ajuda para lidar com essas questões psicológicas. Pelo contrário: todos os cuidados com a saúde voltados para sua qualidade de vida são muito bem-vindos.

Então, não deixe de procurar o apoio de um psicólogo ou terapeuta. Ele é o profissional que estudou para ajudá-lo e que poderá, enfim, fazer um diagnóstico e recomendar os melhores tratamentos. Com as sessões, você se sentirá pronto para aproveitar tudo o que há de bom.

7. Previna-se

Sabe aquela história de que prevenir é melhor que remediar? Pois saiba que é totalmente verdadeira! Ao colocar em prática os cuidados com a saúde, é possível ter muito mais disposição e bem-estar para curtir cada dia.

Além disso, recomendo investir em algumas etapas de prevenção. Não se colocar em situações de risco é essencial para que seu organismo funcione de maneira otimizada. A seguir, veja quais são os pontos que merecem sua atenção.

Fique de olho em seu corpo

Ninguém conhece seu corpo melhor do que você mesmo. Talvez um pequeno sintoma ou incômodo signifique que precisa cuidar mais de alguma área da sua saúde. Então, é importantíssimo não ignorar os sinais.

Esteja atento aos recados que seu corpo envia e respeite-os. Nunca se automedique e não ignore nenhum sinal. Desse jeito, sempre saberá de que o organismo requer e como deixar a saúde em dia.

Priorize seu bem-estar

Outro ponto importante da prevenção tem a ver com a forma como se sente. Já que ninguém está sob sua pele, o ideal é respeitar seus próprios limites. Se estiver cansado e preferir dormir a ir a uma festa, garanta que seu corpo possa descansar. Isso evita qualquer consequência de um quadro de cansaço, por exemplo.

Também é importante manter a consistência nos cuidados com a saúde e fazê-los por seu próprio bem. Assim, dá para se prevenir de diversas ocorrências que podem prejudicar sua integridade.

Fuja de receitas mágicas

Acima de tudo, é importante entender que não há receitas mágicas quando se fala em cuidados com a saúde. É preciso criar bons hábitos e se manter atento às necessidades do organismo.

Por isso, fuja de dietas milagrosas ou métodos imediatos para melhorar o sono, por exemplo. Sempre procure seguir por um caminho embasado, como o da medicina. Desse jeito, seu corpo não estará exposto a riscos desnecessários.

8. Faça consultas médicas regulares

Todos esses cuidados com a saúde são muito importantes e bem-vindos. Graças a eles, você garantirá uma vida mais feliz e com ótima qualidade. Ao mesmo tempo, é preciso recorrer a especialistas.

Com a ajuda médica, você tem a certeza de que tudo está sempre em dia e aproveita as recomendações necessárias. Na sequência, entenda como acertar nesse sentido.

Encontre um local de confiança

É importante poder confiar no médico e no local onde vai se consultar. Então, procure locais com boas recomendações e com especialistas para atender às principais necessidades.

Ao mesmo tempo, isso não significa ter que gastar muito. Uma boa plataforma, por exemplo, permite encontrar bons médicos a preços populares e acessíveis. Como resultado, é mais fácil cuidar da saúde.

Faça os exames

Além de visitar os especialistas, é preciso fazer os exames solicitados. Assim, dá para ter a certeza de que tudo está certinho e que seu bem-estar vai de vento em popa. Novamente, é necessário encontrar um bom local para a realização.

Uma plataforma com bons acordos também é capaz de garantir diversos exames a preços em conta. Desse jeito, é viável fazer diagnósticos precoces e contar com toda a proteção possível.

Cuide de seu histórico médico

Muita gente não dá bola, mas o histórico médico é um dos elementos fundamentais para os cuidados com a saúde. Ele traz toda a cronologia de exames, consultas, tratamentos e recomendações. Assim, dá para acompanhar a evolução da sua saúde e garantir a máxima personalização.

Tão relevante quanto ir a médicos regularmente, portanto, é cuidar do seu histórico. Se você escolher uma plataforma que também oferece esse serviço, não vai precisar se preocupar nunca! Então, todas as suas consultas serão ainda melhores e capazes de atender às suas necessidades específicas.

Ao adotar os devidos cuidados com a saúde, você terá uma rotina muito mais feliz e uma qualidade de vida altíssima! Ao longo dos dias, vai conseguir notar mudanças positivas e que tornam sua realidade bem melhor.

Como você aprendeu, a atenção com seu corpo deve ser constante! Para dar a devida importância à sua saúde, assine agora mesmo a nossa newsletter e não perca nenhuma novidade!