Nosso corpo é uma máquina complexa que, além de combustível na forma de comida, precisa de táticas específicas para cumprir suas funções. Tudo se resume a fortalecer o sistema imunológico a fim de manter o corpo protegido de micro-organismos perigosos e, de quebra, mais sadio — condição que leva a uma vida mais alegre e cheia de disposição.

Mas será que a sua rotina contribui para manter as defesas naturais do corpo em pleno funcionamento? Para tirar essa dúvida, listei tudo o que é preciso para turbinar a imunidade e viver melhor. Acompanhe e saiba como colocar em prática!

Nutrientes na quantidade certa

Os alimentos são fontes de energia e carregam todos os compostos que precisamos para responder a ataques externos. Portanto, quanto mais natural o produto e maior a variedade de ingredientes em seu prato, melhor. Essa diversidade vai garantir os nutrientes nas quantidades adequadas para cada órgão.

Não tem segredo: invista em uma dieta rica em macro e micronutrientes. Proteínas, gorduras boas (como azeite de oliva), carboidratos, vitaminas e minerais devem estar presentes em suas receitas diárias. Frutas, legumes e verduras podem ser ingeridas em diferentes horários porque aumentam a saciedade sem fornecer calorias em excesso.

Se houver alergias ou restrições alimentares, converse com um nutricionista para obter nutrientes importantes a partir de outras fontes. É possível fazer suplementação com produtos específicos ou ingerir vitaminas e minerais por meio de cápsulas.

Um pouco de sol todos os dias

Ficar alguns minutos sob o sol não faz mal a ninguém. Inclusive, é uma prática bastante benéfica para quem pretende fortalecer o sistema imunológico. Isso porque os raios solares ativam a produção da vitamina D, responsável pelo processo de absorção do cálcio e pelo fortalecimento dos ossos.

A vitamina D regula a resposta imune do organismo e estimula a síntese de peptídeos com propriedades antimicrobianas, reduzindo inflamações. Para aproveitar os benefícios do nutriente sem sofrer com queimaduras, invista em um bom filtro solar — com versão que tenha fator de proteção adequado ao seu tipo de pele.

Ah, enquanto toma um rápido banho de sol, experimente ouvir uma música relaxante ou assistir a um vídeo de meditação. Ter esse momento para cuidar de si, sempre pensando em coisas boas, ajuda a retomar a rotina corrida com mais energia e disposição.

Combinação de hobbies e exercícios físicos

Essa dupla é a chave para uma mente sadia e um corpo forte. Afinal, ao fazer atividades que geram bem-estar, você evita que glândulas adrenais secretem grandes quantidades de cortisol. Este hormônio, quando disponível em excesso, pode levar o organismo a um estado de inflamação crônica.

Portanto, uma rotina que englobe hobbies e exercícios físicos é capaz de prevenir inúmeros problemas. Mas atenção: é fundamental escolher modalidades que tenham a ver com o seu perfil e que sejam prazerosas. Caso contrário, o efeito não será benéfico e você poderá desanimar rapidamente.

A boa notícia é que há inúmeras atividades disponíveis em academias, clubes, ateliês e outros espaços — até mesmo em casa. Aproveite o momento para descobrir uma nova habilidade ou aprimorar um talento existente. Aos poucos, verá que nada pode substituir a alegria de fazer o que gosta.

Gargalhadas em boa companhia

Rir ao lado de pessoas queridas é muito bom, certo? O bom humor que surge desses momentos é contagioso, aumenta a felicidade e estimula a união. O melhor de tudo é que, além de divertir os encontros entre amigos e familiares, as gargalhadas também ajudam a fortalecer o sistema imunológico.

Isso acontece porque o riso aumenta a energia ao mesmo tempo em que diminui a dor. A combinação de tais efeitos reduz o estresse e suas consequências nocivas ao organismo. O ato também promove a liberação de endorfinas, substâncias químicas associadas às sensações de bem-estar e relaxamento — ou vai dizer que você nunca se sentiu mais leve após uma boa gargalhada?

Seu coração também fica protegido, já que o riso melhora a função dos vasos sanguíneos. O resultado é a diminuição do risco de ataques cardíacos e outros problemas cardiovasculares.

Distância de maus hábitos

Álcool, tabaco e demais substâncias viciantes enfraquecem o sistema imunológico e deixam seu corpo mais vulnerável. Não é à toa que existem campanhas específicas para diminuir o uso desses produtos. Se você tem dificuldade para abandoná-los, tenha em mente que a redução do consumo já traz benefícios e deve ser considerada.

Uma simples mudança de hábitos pode ser transformadora. Em vez de ingerir bebidas alcoólicas toda semana, experimente reservá-las para momentos especiais. Assim você minimiza os efeitos de compostos nocivos a órgãos como fígado e intestino.

O cigarro é outro vilão porque contribui para o surgimento de diversos problemas, especialmente relacionados ao sistema respiratório. Nunca é tarde para reduzir a quantidade, buscar tratamentos alternativos e manter seu corpo livre de vícios.

Sono tranquilo e reparador

Nada melhor que uma noite de descanso para completar todos os cuidados com o seu corpo e mente. Afinal, é no repouso que o organismo produz a maior parte de suas células de defesa, a exemplo dos linfócitos. Ou seja, dormir bem faz toda a diferença e precisa estar em sua lista de prioridades.

A rotina é importante para quem quer colher todos os benefícios do sono. Isso significa que você deve tentar dormir todos os dias no mesmo horário, por um período adequado às suas necessidades. Algumas pessoas se sentem bem com 6 horas de descanso, já outras precisam de, pelo menos, 8 horas.

Observe o seu desempenho em diferentes situações para descobrir o tempo ideal de sono. Tenha em mente que a ideia de compensar tudo no final de semana não funciona e pode até prejudicar seu relógio biológico, fazendo com que as atividades tenham pouco rendimento ao longo do dia.

Viu como não há segredo quando o assunto é fortalecer o sistema imunológico? Espero que as dicas tenham ajudado e sirvam como ponto de partida para você adotar uma vida mais feliz e equilibrada, que traga benefícios em todos os aspectos.

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