Quando consultar um endocrinologista? Muitas pessoas podem associar a atividade do endocrinologista a questões relacionadas ao excesso de peso ou à obesidade, mas essa especialidade médica atua em diversas outras áreas além dessas. Desde a tireoide até a osteoporose, o especialista é fundamental para diagnosticar doenças que podem ser causadas por alterações nos hormônios.

Esse profissional é o médico com especialização em endocrinologia e cuida das glândulas endócrinas, que são as responsáveis pela produção dos hormônios no nosso organismo. Neste artigo, você entenderá quais sintomas podem fazer com que você fique alerta e saiba quando consultar um endocrinologista. Boa leitura!

Em casos de obesidade

Se você é uma pessoa que cuida da sua alimentação, pratica atividades físicas com frequência, tem um sono regular e, mesmo assim, está acima do peso, é hora de procurar um endocrinologista e investigar se há algo errado no seu sistema endócrino.

São os hormônios que controlam nosso organismo. Logo, se algo está errado com eles, pode ser essa a causa dos seus quilos extras.

Quando há excesso de pelos

Pelos no rosto também são normais em mulheres, você sabia? O que não é normal é o excesso deles, prejudicando sua aparência e causando constrangimento e insegurança.

A anomalia se chama hirsutismo e é identificada pela semelhança com as barbas masculinas em volume de pelos e em espessura. Aspecto que, definitivamente, não é normal em mulheres.

Em suspeitas de doenças na tireoide

As enfermidades na tireoide estão entre as principais causas de consultas ao endocrinologista. O pescoço aumenta de volume (sem ser por causa do excesso de peso) e podem surgir nódulos na região. Além de procurar um médico, é importante sempre observar o local, fazendo autoexames com toques leves na área à procura de alguma espessura anormal.

Outros sintomas de doenças na tireoide são insônia, ansiedade, alterações da função intestinal, irritabilidade, perda ou ganho repentino de peso, excesso de frio ou de calor e aceleração ou desaceleração do ritmo cardíaco. Ao perceber esses sinais, é o momento de consultar um endocrinologista.

Caso haja distúrbios da menstruação

Certamente, quando se fala em hormônios, vem a associação à menstruação, pois essas são duas coisas muito relacionadas nas mulheres. Nesse caso, devem ser observadas todas as irregularidades no ciclo menstrual: falta ou menstruação em excesso ou mais de uma vez por mês; menstruação que vem em um mês e, no outro, não e toda situação que pode causar estranhamento.

Em quadros de Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP)

Já que falamos em menstruação desregulada, uma das doenças que podem estar relacionadas a isso, provocada pela má produção hormonal, é a Síndrome dos Ovários Policísticos. Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), essa doença atinge de 5% a 10% da população feminina em idade fértil.

Entre os sintomas, estão a irregularidade menstrual, o hirsutismo, o excesso de acne, a queda dos cabelos, além da resistência à insulina e da gordura abdominal em demasia. Percebeu como os sintomas estão muito relacionados entre as doenças?

Notou algum desses sinais e precisa procurar um médico? Agora que você já entendeu quando consultar um endocrinologista, não há mais desculpas de falta de tempo para se consultar, pois você pode marcar rapidamente pela plataforma de agendamento da Comigo, podendo realizar o atendimento pertinho da região onde mora.

Se tiver questionamentos sobre como funciona a consulta com especialistas e até sobre a realização de exames específicos, entre em contato e a Comigo sanará todas as suas dúvidas!