Já imaginou toda vez que você for ao médico ter que ficar informando seu histórico como paciente, se há casos de doenças na família, ficar em dúvida sobre as vacinas que já tomou ou sobre outras informações importantes a respeito da sua saúde? Além de ser um processo chato, também é arriscado, pois você pode não estar no seu melhor estado para informar o que é necessário.

Para ajudar em situações assim é que existe o registro médico. O registro ou prontuário médico é um documento único que reúne informações sobre a saúde do paciente, como fatos já ocorridos com ele e a assistência que foi recebida.

Mas, afinal, por que este registro é tão importante para todo paciente? Continue a leitura e entenda!

Acompanha a saúde e evolução em tratamentos

Pacientes que têm histórico de doenças graves não podem andar sem seu prontuário médico, pois ele informa quais tratamentos já foram feitos, se houve ou não algum efeito colateral, assim como as respostas aos medicamentos. Mas não é só em casos de enfermidades sérias que o registro médico é essencial não, certo?

Mesmo os pacientes que não têm quadro de doenças complexas devem ter o prontuário como um aliado, pois ele reúne informações como alergias a medicamentos, histórico de anomalias hereditárias, entre outras informações essenciais para o conhecimento de todo médico que fizer o atendimento.

Tira suas dúvidas sempre que necessário

Esqueceu se tomou determinada vacina há muito tempo ou se realizou algum exame no ano passado? Consulte seu prontuário e ele lhe informará com exatidão. Muitas vezes, acreditamos que fizemos determinado procedimento médico, mas não o fizemos e vice-versa. Por isso, não há meio mais seguro e acessível do que consultar seu próprio documento.

Fornece informações caso haja troca de especialistas

Quem nunca se deparou com a troca de médicos durante um tratamento ou até em consultas de rotina? Ter o prontuário médico sempre à disposição facilita muito o trabalho de quem vai atendê-lo a partir de então e não prejudica o andamento de tratamentos e procedimentos necessários para o seu bem-estar, além de facilitar o diagnóstico de novas enfermidades.

É sua garantia e segurança contra erros

Caso você faça um tratamento e tenha algum tipo de problema como um erro de diagnóstico ou negligência por parte do especialista, o registro médico será o documento que informará quem foi o responsável pelo engano ou descuido por meio do histórico de atendimento.

Além disso, é um documento que será o seu respaldo em situações em que precise exigir seus direitos legais. Por isso, não tenha dúvidas de que este documento é muito importante para você ter sempre com você, em mãos.

Porém, não basta somente contar com registro médico, é preciso mantê-lo sempre atualizado. Devem ser registrados todos os exames e vacinas, recentes ou não, assim como as datas dos tratamentos já realizados, mesmo que pareça não ter tanta importância, pois no futuro, elas poderão ser úteis. Lembre-se também de verificar se os dados de contatos estão corretos e atuais.

E então, você sabia da relevância do prontuário médico na sua vida como paciente? Quer ler outros assuntos como este, voltados para o seu bem-estar e de toda a sua família? Assine a nossa newsletter e fique por dentro de muito mais!