Certamente, você já ouviu alguém falar que “tem reumatismo”, mas saiba que esse termo é muito utilizado de forma errada pela população. Reumatismo não é uma doença em si, mas, sim, um conjunto de diferentes doenças reumatológicas que surgem no sistema locomotor e afetam as cartilagens, os músculos, os tendões, os ligamentos e as articulações.

A expressão reumática significa que essas enfermidades não foram causadas por traumas e, sim, devido a falhas no próprio sistema imunológico. São mais de 200 doenças classificadas como reumáticas. Entre as mais comuns, estão a artrite reumatoide, a artrose, a fibromialgia e a osteoporose. Existem algumas causas do reumatismo ou situações que contribuem para o agravamento. Confira quais são elas e fique atento aos sintomas!

Envelhecimento

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, as doenças reumatológicas não acometem só os idosos. Como o grupo de enfermidades é grande, elas podem surgir em qualquer etapa da vida, desde o bebê até o idoso. Contudo, a maioria delas, como a artrose (uma das principais anomalias desse tipo), manisfesta-se mais em pessoas mais velhas devido ao desgaste natural da cartilagem com o passar dos anos e o consequente enrijecimento progressivo das articulações.

Má postura

Não se assuste, eu explico melhor! Assim como no exemplo anterior, à medida que a idade vai avançando, as estruturas da coluna também se desgastam, podendo ocasionar uma doença reumática chamada lombalgia. Essa deterioração natural, associada ao mau uso da coluna por muito tempo, pode levar à degeneração das vértebras e articulações, contribuindo para as causas do reumatismo.

Tanto para diminuir o agravamento do enrijecimento das articulações quanto para reduzir a gravidade da lombalgia, indico a realização de atividades físicas regularmente. Fazer alongamento corporal, das mãos e das articulações também pode ajudar a aliviar dores e a manter o corpo mais sadio.

Outra dica importante é atentar para manter a postura para a saúde da coluna. Verifique se o seu local de trabalho tem uma ergonomia adequada para garantir seu bem-estar e lembre-se de manter a coluna reta e o aparelho na altura dos olhos quando for mexer no celular. Contudo, vale ressaltar que essas medidas não impedem o surgimento das doenças, mas, sim, evitam que os sintomas se agravem.

Doenças autoimunes

As doenças autoimunes são aquelas em que o próprio organismo ataca as células saudáveis. Grande parte das enfermidades reumáticas é autoimune, como a artrite reumatoide (inflamação que dói muito e pode causar até deformidade nas mãos), a esclerodermia (doença sistêmica que surge na pele) e o Lúpus Eritematoso Sistêmico (ataca vários órgãos de forma progressiva).

Como as doenças autoimunes são, muitas vezes, hereditárias e não têm prevenção, é fundamental manter o check up em dia, ter um estilo de vida saudável e equilibrado e sempre conversar com seu médico caso suspeite de algo na sua saúde. Não deixe que a correria impeça você de cuidar do seu bem-estar!

As causas do reumatismo podem ser diversas, mas, na maior parte das vezes, não podem ser evitadas, como vimos. Porém, caso você ou alguém da sua família tenham muitas dores nas mãos e nos joelhos e articulações inchadas e quentes, é hora de procurar um médico e fazer os exames para diagnosticar o problema.

Quer ficar por dentro de assuntos como esse para preservar a boa saúde? Siga as redes sociais e confira todas as atualizações: Instagram, Facebook e LinkedIn.