As mulheres correspondem à maioria da população do Brasil e do mundo. Em média, têm uma expectativa de vida maior que a dos homens: 79 anos e 4 meses para elas, contra 72 anos e 5 meses para eles. Em parte, isso se deve à capacidade de cuidar do próprio corpo. Independentemente de você desempenhar o papel de mãe, filha, irmã ou amiga, é fundamental ficar ligada na saúde da mulher.

Ao longo de todas as fases, há algumas ações que merecem atenção. Desse jeito, há a certeza de que estará sempre bem para aproveitar tudo o que uma vida feliz tem a oferecer.

Chegou a hora de cuidar melhor de você! Continue a leitura e veja as minhas indicações para a saúde da mulher.

Por que cuidar da saúde da mulher é tão importante?

Antes de mesmo de partir para quais são as ações específicas, gostaria que entendesse por que é tão relevante se preocupar com a saúde da mulher. Ao recorrer às medidas corretas, tanto a sua vida quanto da sua família é impacta. Significa que cuidar de si é, acima de tudo, um ato de amor com você e com as pessoas que são importantes.

Para entender, veja algumas razões para dar atenção a esse aspecto e convença-se sobre a relevância do autocuidado.

1.1 Diminui o risco de doenças

Naturalmente, cuidar da saúde da mulher é a maneira certa de evitar doenças. Já diz o ditado popular: é melhor prevenir que remediar. Quando você atua de forma antecipada, tem menos chances de lidar com longos tratamentos e os incômodos das questões de saúde.

Além de tudo, é uma maneira de ter um nível maior de disposição para curtir a vida e todas as coisas boas que ela tem a oferecer. Desse jeito, a sua família e os seus amigos conseguem aproveitar a sua presença com mais intensidade.

1.2 Permite o diagnóstico precoce

Outro ponto importante é que os cuidados com a saúde da mulher permitem verificar a evolução das condições do organismo. Na prática, você sabe, exatamente, como o seu corpo se comporta ao longo do tempo e em cada fase.

Em primeiro lugar, trata-se de uma questão de autoconhecimento. É viável entender o que é normal no seu organismo, como ele reage a cada situação e o que merece atenção.

Também é um jeito de antecipar quaisquer diagnósticos. Se uma condição for identificada logo no começo, o tratamento é facilitado, mais curto e bem efetivo. Com chances de cura elevadas, você se livra de diversos incômodos.

1.3 Aumenta a qualidade de vida

Ter cuidado com o funcionamento do seu corpo é, acima de tudo, uma forma de ter muita qualidade de vida. Com sistemas que funcionam da melhor maneira, garanto que você se sentirá disposta a enfrentar novos desafios, bem como a encarar novas possibilidades e sonhos.

Também é um jeito de não ser incomodada por dores, sintomas e queixas. Aproveitar os dias com a família passa a ser a regra dos seus dias, e você se sente muito mais feliz. Para completar, esse é um meio de aumentar a sua proteção e garantir que poderá curtir todas as aventuras.

Eleva a autoestima

Cuidar da saúde feminina é sinônimo de dar atenção ao seu corpo e bem-estar. Com o corpo na melhor forma, você sentirá que pode realizar sonhos e viver novas experiências. Afinal, não faltará qualidade de vida para isso.

De certo modo, o cuidado com a saúde também se reflete na estética. Uma alimentação balanceada, por exemplo, deixa a pele bonita, enquanto os exercícios físicos modelam a silhueta.

O fato é que dedicar tempo para se cuidar faz com que você tenha um nível maior de autoestima e se sinta melhor sobre si e sobre o mundo.

Quais cuidados especiais devem ser tomados nas diversas fases da mulher?

Pense comigo: cada momento da vida traz uma exigência, não é? Na época da escola, você tinha certas necessidades. No trabalho, são outras e, dentro de casa, ainda mais diferentes. Com o seu corpo é a mesma coisa.

De acordo com o desenvolvimento dos sistemas e das exigências específicas, há alguns cuidados especiais que devem ser adotados. Ao entender como agir em cada momento, é possível garantir uma vida mais feliz. A seguir, trago algumas orientações para todas as fases. Veja!

Adolescente

Agora, é a hora de passarmos pelo momento da adolescência. Para muitos, a fase é sinal de picos de hormônios e dúvidas. Ao mesmo tempo, recomendo não descuidar da saúde, já que a transição é tão importante.

Há algumas medidas que são especialmente indicadas para esse momento, e elas devem ser executadas corretamente. Assim, a menina se torna uma mulher com qualidade de vida.

Visita a um ginecologista

É na adolescência em que começam a acontecer as primeiras mudanças no corpo da mulher. O crescimento dos seios e o surgimento de pelos são dois pontos marcantes. Mais que transformações físicas, elas significam muitas mudanças internas.

Não há ninguém melhor para verificar tudo o que tem acontecido que um ginecologista. Então, a recomendação é visitar o especialista pouco antes ou logo após a primeira menstruação. Mais que apenas dar uma consulta, ele será capaz de esclarecer dúvidas importantes e ajudar nessa fase de transição.

Medição hormonal

Outro cuidado muito relevante com a saúde da mulher na adolescência é a verificação dos níveis de hormônios. Eles são grandes responsáveis pela transição até a fase adulta e devem ser estar em níveis adequados.

Ao mesmo tempo, é comum ver adolescentes que têm problemas menstruais, cólicas ou ciclos irregulares. A minha recomendação é, justamente, passar por uma checagem dos níveis para ter a certeza de que anda tudo certinho.

Ações de prevenção contra a gravidez

Com os hormônios em ebulição, também surgem o desejo sexual e, é claro, a curiosidade de explorar a sexualidade. O processo é natural, mas para garantir a qualidade de vida, deve ser feito de maneira informada.

É por isso que as adolescentes devem passar por etapas de prevenção à gravidez. O próprio ginecologista pode explicar sobre meios de proteção e a relevância de se prevenir. Posso afirmar que esse cuidado é importante para garantir a qualidade de vida em todos os sentidos.

Adulta

A mulher adulta tem várias responsabilidades, não é? A casa, o trabalho, os amigos e, dependendo do caso, os filhos consomem muita energia. No entanto, isso não pode ser sinônimo de se descuidar do próprio corpo.

Essa fase é cheia de possibilidades e atividades, então é preciso estar preparada para encarar todas com bastante disposição. Além de tudo, é um jeito de evitar diversas doenças que podem começam a surgir.

Análise das condições de saúde

Mesmo sem sintomas ou queixas, é sempre importante checar se tudo anda bem com a saúde. Para tanto, é recomendado dar uma conferida nos principais indicadores do funcionamento do corpo.

As consultas de rotina ajudam a verificar se os níveis de vitaminas e nutrientes estão adequados, bem como a pressão arterial ou a glicose. Também permitem identificar se está tudo certo com o percentual de gordura, com o colesterol e outros elementos que impactam o bem-estar.

Acompanhamento obstétrico e ginecológico

Com as mudanças na sociedade, cada vez mais mulheres esperam um pouco antes de ter o primeiro filho. Inclusive, nem sempre essa questão faz parte das escolhas — e está tudo bem.

Como é na fase adulta em que a maioria das gestações tem acontecido, é fundamental ter alguns cuidados para garantir que o corpo está preparado para gerar uma nova vida. Isso significa fazer acompanhamento ginecológico e obstétrico. Por meio da medição dos hormônios, dos tratamentos e do pré-natal, novos bebês nascem esbanjando saúde!

Manutenção da saúde psicológica

É bem verdade que todas as pessoas, em qualquer fase da vida, têm que focar no aspecto psicológico. Porém, as mulheres adultas enfrentam cargas extras, como a pressão no trabalho e na maternidade, quando é o caso.

Para garantir uma realidade feliz e longeva, recomendo dar atenção ao aspecto psicológico. Ir a um especialista e fazer terapia é um ótimo jeito de enfrentar problemas e lidar com possíveis traumas. Isso dá origem a uma realidade mais leve e repleta de pontos positivos.

Idosa

A mulher idosa tem a seu favor a experiência de vida e a sabedoria que vem com o tempo. Ao mesmo tempo, a saúde pode ficar fragilizada se os cuidados certos não forem empregados.

Em primeiro lugar, é preciso atuar na prevenção desde cedo, pois é o que garante maior qualidade na terceira idade. Além de tudo, indico recorrer a atividades específicas para não perder nenhum dia ou oportunidade de ser feliz.

Acompanhamento de doenças crônicas e fatores de risco

Ao longo da vida, a mulher pode desenvolver doenças crônicas, como a hipertensão ou a diabetes. Também pode ter impactos como a artrite, a artrose ou problemas na coluna. No entanto, nenhum desses cenários tem que ser uma barreira para se sentir bem.

A forma de lidar é por meio do acompanhamento. O check-up anual permite verificar se está tudo certinho e a controlar possíveis condições. Ainda é um jeito de diminuir o impacto de fatores de risco, como para o coração. No final, eu garanto que isso leva a sensações melhores!

Verificação oftalmológica

Conforme o organismo envelhece, é comum que a visão perca um pouco de acuidade. Em muitos casos, o simples uso de óculos de descanso já é suficiente para que nenhum belo momento passe despercebido.

Para ter a certeza de que não há nenhuma degeneração na visão, o ideal é ir ao oftalmologista com frequência. Por meio dos testes adequados, qualquer doença é identificada logo cedo e tratada com máxima eficiência.

Visita ao geriatra

Assim como crianças e adolescentes têm seus especialistas, a mulher idosa também tem: o geriatra. Esse é o médico responsável por cuidar das principais necessidades das pessoas com mais de 60 anos, de modo a atender a todas as suas exigências.

Ir regularmente ao especialista permite verificar se anda tudo em dia com o organismo e se existe a necessidade de alguma atuação específica.

Qual a importância dos exames preventivos? Quais exames devem ser feitos regularmente?

Em todas as fases, é fundamental contar com o acompanhamento médico. Ir ao especialista com frequência garante que a saúde seja vista bem de perto, o que leva a uma qualidade de vida muito maior.

Além das consultas, recomendo fortemente o cuidado em relação aos exames preventivos. Em primeiro lugar, isso é positivo porque permite realizar o diagnóstico precoce de diversas doenças. Também é um jeito de formar o seu histórico de saúde, o que favorece a saúde da mulher.

Para completar, fazer os exames com periodicidade ajuda a trazer toda a tranquilidade. Você sabe que seu corpo está protegido e pronto para encarar os principais desafios. Na sequência, aproveite para conhecer quais são os exames preventivos importantes.

Hemograma completo

Em qualquer fase, é essencial fazer exames de sangue. Ele permite verificar níveis de vitaminas, características do sangue, nível de colesterol, de hormônios, entre outros. Assim, fica fácil identificar as ações que devem ser colocadas em prática ou se é preciso fazer exames específicos.

Mamografia

A mamografia consiste em um meio de rastrear possíveis nódulos e tumores nas mamas. Se algo for encontrado, é viável realizar a biópsia e começar o tratamento precoce. Em geral, é feita anualmente, assim como os outros apresentados. Porém, as recomendações médicas podem variar.

Papanicolau

Também não posso deixar de citar o Papanicolau. Conhecido como preventivo, é a principal verificação da saúde ginecológica. Além de ajudar a diagnosticar o câncer de útero, traz informações sobre HPV e DSTs. Se houver alguma alteração, há a recomendação para outras realizações, como a colposcopia.

Exames de urinas e fezes

Para garantir que não há nenhuma alteração intestinal ou infecções urinárias, vale fazer exames de urina e fezes. Eles são menos frequentes que os outros, pois dependem da indicação de um médico. Com essa análise, entretanto, você tem a certeza que todos os sistemas do organismo funcionam normalmente.

Densitometria óssea

Com o passar da idade, como visto, há uma perda de massa óssea. Isso aumenta o risco de fraturas, então é recomendável ficar sempre de olho. Para evitar problemas, a densitometria óssea pode ser feita anualmente ou de acordo com a recomendação médica.

Ter cuidados especiais com a saúde da mulher é essencial para garantir uma vida saudável, plena e repleta de satisfação. Com as indicações que apresentei aqui, você terá toda a chance de obter máxima felicidade em todos os aspectos e nas diversas etapas de sua vida.

Para que todas as fases tenham a atenção médica necessária, entre em contato com a Comigo e veja como podemos ajudar você!