A gripe é uma das infecções virais mais comuns de serem transmitidas e adquiridas. Afinal, quem nunca contraiu a doença? Durando alguns dias, os sintomas de gripe podem causar muito mal-estar e desconforto, o que, muitas vezes, dificulta a execução das tarefas diárias.

Por isso, é muito importante conhecer os sinais e aprender a identificá-los com maior facilidade, para que o tratamento certo seja indicado e a recuperação seja mais rápida. Veja os principais sintomas e aprenda como tratar a gripe.

Como a gripe é transmitida?

“A transmissão acontece por meio das partículas infectadas com o vírus, que podem se espalhar no ar ou nas superfícies após um espirro ou tosse. Depois desse contato, a gripe é adquirida”, é o que explica o Dr Felipe Folco.

O contágio acontece principalmente nas estações mais frias, como o outono e o inverno, fase em que os ambientes passam mais tempo fechados, bloqueando a circulação de ar. “A baixa imunidade, que dificulta a defesa do sistema imunológico, também é uma das condições que podem facilitar a propagação do vírus”, acrescenta o médico.

Principais sintomas de gripe

A gripe possui diversos sintomas que se manifestam ao longo do contágio. Os principais são dores de cabeça, febre, congestão nasal, cansaço e dores no corpo e na garganta. Para que você aprenda a identificar os sintomas de gripe forte antes que a doença evolua, confira abaixo os principais sinais.

Indisposição muscular

Você estava atuando bem no trabalho e já fazia até os planos para o fim de semana, quando, de repente, começa a sentir um cansaço grande sem nenhuma explicação. Esse é um dos principais indícios da gripe. Se a indisposição for leve — você se sente cansado, mas ainda consegue sair da cama e realizar algumas atividades —, descanse, afinal, isso é de extrema importância para sua recuperação.

Mas caso você sinta muito desconforto — não possui sequer forças para se levantar —, é necessário buscar ajuda médica.

Problemas gastrointestinais

Em alguns casos, o paciente pode ter diarreia, vômito e dores de estômago. Fique sempre atento a esses sintomas da gripe e de desidratação. Por isso, tome bastante água ao longo do dia para se manter hidratado e acelerar a recuperação.

Falta de apetite

Você tem dificuldade em sentir o gosto dos alimentos e está com falta de apetite? Esse também é um sinal característico da gripe. É muito importante que, mesmo sem tanto interesse, você não deixe de se alimentar. Prefira ingerir alimentos leves e naturais, como frutas, verduras e legumes, que vão auxiliar na sua melhora.

Tosse

Tosse persistente ou desconforto na garganta é um sério indício de gripe, principalmente quando esses sinais acompanham o catarro, assim, preste bastante atenção a esse sintoma. Em caso de doenças respiratórias, procure um médico para maiores orientações.

Como tratar os sintomas de gripe?

Afinal, como curar gripe? No caso de uma gripe comum, o diagnóstico é feito baseado nos sinais característicos do vírus. A partir daí, o médico vai receitar analgésicos e antitérmicos para minimizar os sintomas de gripe e tratar a doença.

É sempre importante buscar orientação médica para obter um diagnóstico real do seu estado e um tratamento adequado. Por isso, evite a automedicação. Além disso, é muito importante que você insira alimentos saudáveis na sua dieta e pratique exercícios físicos, que auxiliam na prevenção e na recuperação da gripe.

Gripe X resfriado: qual a diferença

É muito comum confundir os sintomas de resfriado com os da gripe. Apesar de parecidos, são condições completamente diferentes. “A gripe comum é causada pelo vírus influenza, enquanto o resfriado tem sua origem no rinovírus, podendo ter até mesmo outras fontes de criação”, explica o médico Felipe Folco.

Além disso, no resfriado, os sinais são mais leves e tendem a durar menos dias. Existem ainda algumas condições com indisposição muscular e febre, características da gripe, por exemplo, que dificilmente compõem o quadro de resfriado. Entenda também a diferença entre gripe e coronavírus.

Agora que você já conhece os sintomas de gripe, fique atento e não deixe de manter os cuidados com sua saúde sempre em dia. Aproveite as condições especiais da Comigo Saúde para agendar seu exame sem sair de casa.

Faça seus exames de check-up pelo menor preço, utilizando o site da Comigo Saúde para ter acesso aos melhores laboratórios de maneira mais prática e econômica.

*Texto revisado pelo Médico Dr Felipe Folco CRM 100694