Saber se uma clínica médica é boa envolve diversos fatores e a fidelização de pacientes é um grande indicativo de qualidade. Afinal, pacientes só retornam se gostam do atendimento.

Por esse motivo, gestores e médicos estão constantemente preocupados em fidelizar seus pacientes. A tecnologia ajuda a tornar esse processo ainda mais eficiente, tanto agilizando e simplificando processos da clínica, mas também facilitando a rotina dos pacientes.

No texto de hoje, você vai ver as melhores práticas para simplificar a rotina dos pacientes e impactar a fidelização através da tecnologia. Acompanhe!

Como a tecnologia facilita a rotina dos pacientes?

As tecnologias já facilitam nosso dia a dia, desde smartphones até máquinas superdesenvolvidas de medicina nuclear. Quando pensamos em cuidados com a saúde, a tecnologia pode até incentivar o cumprimento do tratamento.

  1. Marcação de consultas e exames descomplicada

Marcar consultas e exames por telefone pode ser um transtorno. Além da dificuldade de horário para quem trabalha, ligações sobrecarregam a secretária. Por isso, o agendamento online é uma excelente opção para facilitar o agendamento e fidelizar pacientes. 

As consultas passam a poder ser agendadas 24h por dia, pelo computador ou smartphone, e a agenda do médico atualiza em tempo real. O risco de erros no cadastro de informações do paciente também é reduzido. Tudo isso melhora o atendimento e a satisfação dos pacientes.

Se a clínica conta com um bom software médico, ainda enviará um lembrete e confirmação para o paciente um dia antes da consulta, diminuindo o número de faltas. Isso otimiza o trabalho da recepcionista que pode dar mais atenção aos pacientes que chegam na clínica.

O médico também conta com o preenchimento automático do exame seguindo a tabela TUSS, o que garante a realização do exame correto. E ainda pode encaminhar a solicitação de exame por SMS.

Essa é uma das grandes vantagens da integração entre o Shosp e a Comigo Saúde, que além de encaminhar o pedido, encontra as clínicas com melhores preços, garante descontos e auxilia na marcação do exame através do Whatsapp.

  1. Lembretes inteligentes

Falando em lembretes de consulta, outras mensagens podem melhorar o relacionamento entre pacientes e a clínica médica e ainda incentivar o tratamento e a prevenção. É possível contar com avisos automatizados sobre retorno, acompanhamento do tratamento e check-up, por exemplo, um ano após a consulta oftalmológica. 

Mensagens em datas comemorativas e aniversário, divulgação de ações e promoções da clínica médica e campanhas de combate e prevenção de doenças também são boas práticas para fidelizar pacientes.

  1. Recepção automatizada e personalizada

Chegar na clínica e pegar um número? Uma clínica moderna e que conta com Totem e Painel de Chamados pode oferecer um atendimento ainda mais personalizado, isso porque a tecnologia já permite que o paciente seja chamado pelo nome cadastrado.

O paciente confirma a chegada no Totem e aguarda ser chamado, pelo nome, para o atendimento. Além de agilizar o processo e garantir que o paciente não seja mais um número para clínica, a recepcionista pode realizar demais tarefas e oferecer água, café e comidinhas durante a espera.

  1. Software médico

Como mencionado, um bom software médico é fundamental para facilitar a rotina do paciente e da clínica, ainda mais atrelado a outras tecnologias que auxiliam a saúde. Além de proporcionar todos os benefícios mencionados acima, confira mais algumas vantagens que as tecnologia podem trazer e que a parceria entre Comigo Saúde e Shosp já oferece:

✔ Histórico completo do paciente e compartilhamento via e-mail;

✔ Solicitação de exames inteligente seguindo padrão TUSS;

✔ Envio do pedido por SMS para o paciente, descontos e auxílio na marcação de exames via Whatsapp;

✔ Maior garantia de segurança com armazenamento na nuve, criptografia de dados e restrições de acesso;

✔ Gestão da clínica completa e integrada: desde a agenda até o financeiro e o estoque conectados, seguindo o fluxo de atendimento.

Gostou de como a tecnologia pode proporcionar melhorias para a relação entre pacientes e clínicas médicas? Entenda as principais vantagens do agendamento online para pacientes e incentive seu médico a disponibilizar este recurso.

Você é médico ou possui uma clínica? Você pode melhorar o relacionamento com seus pacientes e fidelizá-los com ajuda da tecnologia ainda hoje! Inscreva-se para conhecer o Shosp e aproveite todas as vantagens da parceria entre a Comigo e o Shosp.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog do Shosp, onde você pode encontrar dicas para gestão de clínicas e novidades na área da saúde.