Assim como vários procedimentos médicos, o raio-X possui diversos modelos de aplicação que variam de acordo com o procedimento e os sintomas que precisam ser analisados. Por isso, é muito importante que você conheça os principais tipos de raio-X, para evitar confusões durante a procura pelo exame.

Você sabia que existem vários tipos de raio-X? Entenda quais são eles e como funcionam neste artigo completo sobre o tema, para que você consiga cuidar ainda mais da sua saúde. Acompanhe todas as informações abaixo e boa leitura.

Como funciona o raio-X?

O raio-X, também conhecido como radiografia, é um exame onde é possível captar uma fotografia em preto e branco de alguma área ou região do corpo. “Para ir a fundo nos ossos e músculos, o raio-X utiliza a radiação ionizante para atravessar o tecido de pele e captar a imagem”, explica o, Dr.Felipe Folco.

“A radiografia é um método rápido e sem danos ao paciente, que captura uma imagem onde é possível visualizar os órgãos e músculos, permitindo localizar com mais facilidade problemas que o paciente possa ter e logo encaminhá-lo para o tratamento adequado”, ressalta o médico.

O equipamento de raio-X só pode ser manuseado por um especialista, que posiciona a área a ser analisada em frente ao aparelho. A partir daí, as partículas de radiação atravessam o corpo e alcançam uma chapa sensível à radiação, que está posicionada atrás do paciente. Na chapa, a imagem é registrada, permitindo fazer rapidamente a análise clínica.

Quais são os principais tipos de raio-X?

Agora que você já compreendeu como funciona o raio-X, vamos conhecer um pouco mais sobre os principais tipos desse exame e em que caso eles são indicados. Confira.

Raio-X convencional

A radiografia convencional é ideal para visualizar áreas como tórax, abdome, pulmões e a parte gastrointestinal. Os exames de raio-X mais comuns são: nas áreas da coluna, ombro, joelho, crânio, bacia, face e rins.

Mamografia

A mamografia permite analisar de maneira mais detalhada o tecido da região mamária. O exame, que é um dos mais importantes no diagnóstico do câncer de mama, usa das mesmas propriedades do raio-X comum. Porém, com um outro elemento químico, que proporciona uma imagem mais definida e permite acessar com mais facilidade o local.

Tomografia computadorizada

A tomografia computadorizada utiliza também da tecnologia de raio-X, captando as imagens e enviando-as diretamente para um software de computador. De maneira prática e rápida, os resultados são apresentados em diversos planos e ângulos para se compreender mais facilmente o quadro clínico.

Densitometria óssea

Analisando a densidade óssea, o nível de massa e outras substâncias, a densitometria óssea usa uma quantidade de radiação menor em relação ao raio-X. Todas as imagens captadas são automaticamente levadas ao computador que, de acordo com os números e densidade, consegue avaliar o status do paciente.

Outras especialidades de exames da radiologia

Existem outras categorias de exame que fazem parte da radiologia, porém, diferentemente do raio-X, podem utilizar ou não radiação, podendo ter como fonte outras substâncias diferentes dos íons utilizados na radiografia.

As mais conhecidas são: ultrassom, ecodoppler (ultrassonografia colorida), medicina nuclear (ajuda a identificar alguns tipos de câncer) e a ecografia tridimensional (ultrassonografia 3D).

Por que é importante realizar um exame de raio-X?

“Com o raio-X, é possível identificar uma série de doenças e problemas, como fraturas, doenças respiratórias, corpos estranhos, cistos, tumores, entre outros. A partir do diagnóstico feito na radiografia, é possível fazer o tratamento o quanto antes”, explica o Dr. Felipe Folco:

“O raio-X é uma das mais importantes ferramentas para o diagnóstico de pacientes. No caso da mamografia, por exemplo, é possível localizar um câncer em estágio inicial e combatê-lo rapidamente antes que evolua”, afirma o doutor.

Após entender quais são os tipos de raio-X, como funcionam e de que maneira auxiliam na prevenção e tratamento de doenças, é possível compreender com mais clareza as orientações de seu médico no encaminhamento de exames.

Para que você sempre cuide da sua saúde, a Comigo Saúde possui convênio com diversos laboratórios para a realização de exames por um preço acessível a todos. Além disso, você consegue marcar seus procedimentos de maneira fácil e rápida via site ou WhatsApp.

*Texto revisado pelo Médico Felipe Folco CRM 100694